Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/10/2012, sobre como as mulheres estão levando vantagem nas seleções de estágio em empresas.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
Mulheres levam vantagem nas seleções de estagiários
Muitos jovens ouvintes escrevem sobre a dificuldade para conseguir estágios em empresas. Realmente não é fácil. Mas aqui vai uma pequena descoberta que pode ser bastante útil: as mulheres estão levando vantagem sobre os homens.
Tudo começou quando um ouvinte me escreveu relatando alguns pontos em que as mulheres se sobressaíam em processos de seleção. Fiquei intrigado e consultei o Instituto Via de Acesso, uma ONG que tem parcerias com grandes empresas para seleção de estagiários. Então, aqui vai uma lista de pequenos fatos que podem fazer uma grande diferença:
Primeiro: as mulheres são mais pontuais. Raramente se atrasam para uma entrevista e quando precisam cancelá-la, ligam para avisar e tentar remarcar.
Segundo: mulheres demonstram mais segurança ao falar sobre o seu curso de graduação. Elas conseguem explicar melhor porque escolheram aquele curso específico e não qualquer outro.
Terceiro: mulheres se mostram mais dispostas a passar um tempo mais longo na empresa, caso sejam efetivadas. Homens costumam ser mais ambiciosos e mais ansiosos com relação à carreira, e por isso, pensam menos antes de trocar de emprego.
Não é novidade que essas três características, pontualidade, segurança e desejo de relativa estabilidade, são bastante apreciadas por empresas. É verdade que são três coisas que os homens também podem fazer e bem, mas que as mulheres estão fazendo melhor.
Uma última dica: as redes sociais já se tornaram parte integrante do processo. A diferença, segundo o Instituto Via de Acesso, é que homens fazem mais comentários impróprios em suas redes sociais, enquanto mulheres postam mais fotos impróprias. É claro que cada um é livre para postar o que quiser, mas não custa lembrar que, eventualmente, um recrutador também irá ler e avaliar o que foi postado.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário