2012-10-22

'É normal sonhar com o trabalho?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/10/2012, sobre sonhar com o trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'É normal sonhar com o trabalho?'

sonhos

Opa! Uma pergunta diferente! Uma ouvinte relata: "Eu sonho com meu trabalho. Quase toda noite. Alguns sonhos são de situações comuns do dia a dia, mas outros são pesadelos que me fazem acordar exausta de manhã. Preciso me tratar ou isso é normal?"

Bom, eu procurei pesquisas a esse respeito e encontrei várias delas, em fontes altamente respeitáveis. De modo geral, 70% das pessoas que trabalham ocasionalmente sonham com situações ligadas à empresa. Então, sonhar é normal. O que o sonho significa, já é outra discussão.

Há mais de um século, o doutor Freud escreveu sobre a interpretação de sonhos e seu livro trouxe ao tema, se não unanimidade, pelo menos respeitabilidade. O que antes era uma coisa de esotéricos, virou assunto de doutores. Ainda hoje há duas correntes antagônicas: a dos que acham que sonhos não querem dizer nada e a dos que defendem a tese que sonhos são um aviso que os neurônios estão nos mandando.

Por exemplo, se alguém sonha que está voando, é porque na vida real se sente tolhido e sem liberdade. Quem sonha que está nu se sente vulnerável. Os céticos dizem que, se isso fosse verdade, o cérebro não precisaria criar um teatro para representar uma situação anormal e impossível durante o sono. Bastaria retratar a situação normal que alguém vive no dia a dia. Seria, no mínimo, muito mais fácil de entender.

Agora, se os pesadelos de nossa ouvinte já estão influindo negativamente no trabalho dela, através de sintomas como cansaço, irritação e perda de atenção, o que posso sugerir é que ela procure um clínico geral. Ele fará uma bateria de exames neurológicos e depois decidirá se deve encaminhar a nossa ouvinte a um psiquiatra. Mas esse seria um caso extremo. Imagino que os 70% de nossos ouvintes concordem que muito pior do que sonhar com o trabalho, é ter insônia por causa dele.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: