2012-10-15

Erros fazem parte do aprendizado no mercado de trabalho - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/10/2012, com o primeiro erro da carreira do Max Gehringer, no seu primeiro emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Erros fazem parte do aprendizado no mercado de trabalho

trabalhadora frustrada

"Estarei começando em meu primeiro emprego na semana que vem", escreve uma jovem ouvinte de 18 anos. E diz: "Perdoe a minha impertinência, mas qual foi o primeiro erro que você cometeu em seu primeiro emprego e que não esquece até hoje?"

Boa pergunta. Todos nós somos assombrados por erros ridículos, que poderiam ter sido facilmente evitados, mas que nós não evitamos. Ou por falta de experiência ou bom senso, ou por excesso de auto-confiança.

O meu primeiro erro aconteceu antes que eu tivesse completado a primeira hora no primeiro emprego. Um amigo, que já trabalhava na empresa, me chamou para conversar e eu deixei meu posto de trabalho sem avisar o meu chefe. Quando voltei, levei uma bronca por ter me ausentado sem permissão e aí cometi o segundo erro: expliquei para o chefe que eu pensava que não haveria problema em aceitar o convite de um amigo que só estava querendo me dar boas-vindas e me explicar como as coisas funcionavam na empresa. O chefe, que já não estava feliz com o meu sumiço, ficou uma arara com a minha explicação. Não me lembro o que ele me disse, mas minhas orelhas estão ardendo até hoje.

Muita gente reclama nos dias atuais que jovens recém-contratados não são mais respeitosos como costumavam ser. Que eles mostram desprezo pela hierarquia e querem fazer as coisas do jeito deles. Isso foi exatamente o que eu fiz, e pelo mesmo motivo que os jovens fazem atualmente. Eu queria que a empresa fosse uma extensão da vida mais solta que eu tinha antes dela. E aos poucos fui descobrindo que não seria bem assim.

Nossa ouvinte também irá cometer alguns erros, porque parte do aprendizado inicial consiste em entender os procedimentos internos. Atropelar um desses procedimentos é chamado de erro. Embora, na maioria dos casos, seja apenas o simples descuido de não perguntar antes de fazer.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin