Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/10/2012, sobre e-mails de despedida do emprego atual.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
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'Como posso redigir meu e-mail de despedida?'
Um ouvinte escreve: "É praxe em minha em minha empresa que qualquer funcionário que esteja saindo, deixe uma mensagem de despedida. Eu já recebi muitas delas, de todos os tamanhos e com todo tipo de conteúdo. E agora chegou a minha vez de ir embora. Recebi uma proposta e estou deixando a empresa. Como posso redigir a minha mensagem final, para que ela deixe uma boa impressão aos que ficam? Não quero nem ser engraçadinho, nem formal demais, mas não sei bem como começar."
Muito bom. Primeiro, pense na verdadeira mensagem que você deseja passar. Muita gente usa esse tipo de despedida para tentar mostrar que é melhor do que aqueles que ficam. Isso pega mal. Outros só escrevem banalidades, agradecendo e elogiando a tudo e a todos. Isso soa falso.
Se você deseja ser verdadeiro, uma única mensagem não lhe permitirá expressar os seus sentimentos. Isso porque você irá dirigir as mesmas palavras a colegas que você aprecia, a alguns que você detesta e a outros que você ignora.
Então, a minha sugestão seria: comece a carta como praticamente todos a terminam, colocando os seus contatos: celular, e-mail e endereços de redes sociais. Porque no fundo, isso é tudo o que interessa a quem desejar entrar em contato com você. Em seguida, escreva que você está redigindo uma mensagem geral, mas que teria uma coisa a dizer a cada colega particularmente e gostaria de poder dizê-la em uma futura oportunidade. E termine com um "até breve". Só isso.
Depois, ao começar na nova empresa, envie para aquela dúzia de colegas com os quais você deseja manter contato, uma mensagem dizendo simplesmente "já estou aqui", e informe seu e-mail e telefone profissionais. Nem todos responderão e aqueles que não responderem serão aqueles que não têm noção do que seja networking e, portanto, não farão muita falta na sua vida profissional.
Max Gehringer, para CBN.
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