2012-10-16

'Como posso saber se sou bem pago?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/10/2012, sobre salários mundiais.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como posso saber se sou bem pago?'

peso bom salário

Um ouvinte escreve: "Recentemente ouvi você falar sobre médias salariais. E fiquei com a impressão de que ganho mais do que meus antigos colegas de escola e mais do que a grande maioria de meus parentes. Mas, mesmo assim, tenho a impressão de que ganho pouco em relação ao mercado em geral. Tem alguma maneira de eu confirmar se isso é verdade?"

Bom, como você me informou o seu salário, que é de 2800 reais por mês, posso lhe dizer o seguinte: você faz parte de um seleto grupo de 12% de pessoas que ganham mais dinheiro no mundo. Em todo o planeta, existem mais de 6 bilhões de terráqueos ganhando menos do que você. Não é incrível? Você está pertinho do topo e não sabia.

E como é que eu sei? Através de um site, que é ótimo para inflar o ego de quem acredita que não é bem pago. O site é o www.globalrichlist.com. Ou, traduzindo, lista global dos ricos. Basta entrar nele e começar escolhendo uma moeda. Dólar, por exemplo, já que o site não tem a opção de salários em reais. Aí, digite a sua remuneração anual em dólares, incluindo o décimo-terceiro. E em seguida, clique no quadrinho "Show me the money!"

O resultado é sempre uma festa de motivação pessoal. Alguém que ganhe 10 mil reais por mês, ou 130 mil por ano, já se coloca num grupo privilegiadíssimo: apenas 1% dos habitantes do planeta ganham mais do que isso.

Meu conselho para nosso ouvinte é este: não perca seu tempo comparando-se com dois ou três colegas ou parentes que ganham mais do que você. Em vez disso, entre todos os dias no site antes de sair para trabalhar. E renove o seu otimismo comparando-se com o mundo.

Só espero que chefes não ouçam este comentário e comecem a negar aumentos com o seguinte argumento: "O que? Você já ganha mais do que cinco bilhões de pessoas por aí e ainda quer mais!?"

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin