2012-10-25

'Sou curiosa, criativa e gosto de dar sugestões, mas não sei como usar isso no meu primeiro emprego' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/10/2012, com uma ouvinte curiosa, criativa e que gosta de dar sugestões.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Sou curiosa, criativa e gosto de dar sugestões, mas não sei como usar isso no meu primeiro emprego'

jovem trabalhadora

"Vou me formar no ano que vem", escreve uma ouvinte, "e daqui a uma semana começo no meu primeiro emprego. Eu me considero uma pessoa curiosa e criativa, gosto de entender as coisas para poder oferecer sugestões, e gostaria de saber como utilizar essa habilidade em meu trabalho."

Bom, você certamente terá muito futuro se souber utilizar bem essa habilidade, que poucas pessoas têm. Mas permita-me começar pelas más notícias. Não creio que antes de você ser contratada, a direção da empresa tenha se reunido e dito: "Vamos contratar uma funcionária curiosa e criativa, que possa chegar e sugerir grandes mudanças na maneira como nós trabalhamos." O mais provável é que você tenha sido contratada para desempenhar uma função simples. Bem mais simples do que você gostaria, como você descobrirá logo nos primeiros dias.

Quando isso ocorre com pessoas brilhantes, como você, a atitude mais comum é a de imaginar que entrou na empresa errada. Você, então, precisará ir com calma. Dentre as muitas sugestões que você estará apta a fazer ao final da primeira semana, escolha só uma. Apresente-a a seu chefe e pergunte a ele se você poderia tentar colocá-la em prática. Se ele responder que não, é possível que você desconfie que o seu chefe não tem competência para ocupar a posição que ele ocupa. Mas não se deixe intimidar. Na semana seguinte, faça outra sugestão. Se a resposta for novamente negativa, não perca a paciência.

E enquanto isso, certifique-se de que o trabalho que você foi contratada para fazer, esteja sendo feito sem reparos. E que o seu desempenho profissional esteja além do que era esperado, mesmo que suas tarefas sejam corriqueiras. Tudo dará certo em pouco tempo, se você souber equilibrar essas duas coisas aparentemente antagônicas: a rotina chata e as sugestões inteligentes.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin