2012-10-08

'Meu pai e meu tio são chefes autocráticos' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/10/2012, com um ouvinte que é herdeiro de uma pequena empresa familiar e tem medo de ter problemas com a família ao começar a trabalhar na empresa.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Meu pai e meu tio são chefes autocráticos'

empresa familiar

"Trabalho na empresa de minha família faz alguns meses", um ouvinte escreve. "É uma empresa pequena. Os sócios são meu pai e meu tio. E ambos são autocráticos. Eles se acostumaram a mandar e não aprenderam a delegar. Meu pai até costuma dizer que sugestão é a mesma coisa que intromissão. Pessoalmente nunca tive problemas com nenhum dos dois, mas fico pensando se não virei a tê-los. Por enquanto, executo funções apenas burocráticas, mas estou me formando no fim do ano e meu pai já me falou que tem planos para mim, embora não tenha dito que planos são esses. O que você me sugere?"

Vamos lá. Se você não tem problemas agora, poderá vir a tê-los no futuro. Quando passar a fase inicial de aprendizado e você começar a pensar numa função que lhe permita tomar decisões, existe a possibilidade de você bater de frente com a autocracia familiar.

Minha sugestão é que você explique a seu pai que quer trabalhar com ele. Mas, antes disso, você gostaria de ter uma experiência em outra empresa, para ter o que agregar quando retornar. A grande diferença entre ficar e esperar para ver o que vai acontecer, ou sair para aprender por conta própria, é que você ainda tem a chance de sair numa boa, sem conflitos familiares.

E quando voltar, caso decida voltar, você somente voltará após ter mostrado que merece ser respeitado pelo que fez de prático, e não por ser filho e sobrinho dos donos. Aos olhos dos demais empregados, principalmente daqueles que um dia serão seus subordinados, isso faria uma grande diferença.

Mas você pode também optar pelo caminho mais cômodo: o de ficar e esperar. Nada contra. Você já definiu o perfil de seu pai e de seu tio. A sua opção irá definir o seu.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin