2012-11-28

'Não encontro trabalho na minha área de formação' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/11/2012, com uma ouvinte que não consegue encontrar trabalho na sua área de formação.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não encontro trabalho na minha área de formação'

trabalhadora chateada

Uma ouvinte escreve: "Faz quatro anos me formei em uma área na qual sempre quis trabalhar, mas as circunstâncias me fizeram ter três empregos que nada têm a ver com a minha formação. Sempre continuei a buscar oportunidades na área de minha preferência, mas percebo que essa possibilidade está cada vez mais remota. Sou descartada dos processos porque não tenho experiência prática para oferecer aos contratantes. Devo desistir do meu objetivo inicial e fazer outro curso?"

Sim, essa seria uma possibilidade. O que provavelmente está atrapalhando o seu desenvolvimento profissional é o fato de que você não consegue ter foco naquilo que faz, porque a sua cabeça está naquilo que você gostaria de fazer.

A segunda possibilidade seria você tentar juntar as duas coisas. Em vez de continuar procurando emprego na área da sua formação, busque uma vaga na área de sua experiência prática, mas em uma empresa que tenha a área de sua preferência, e na qual você possa futuramente tentar uma transferência interna.

Eu já vi isso acontecer muitas vezes. Lembro-me do caso de um ótimo funcionário do setor de contas a pagar. Um dia ficamos sabendo que ele era formado em logística, e ele foi transferido para o setor de transportes. Porque além do curso compatível, ele havia mostrado que também podia executar muito bem, um trabalho em um setor diferente.

Esse é o cuidado que a nossa ouvinte precisa tomar: não entrar em uma empresa já pensando em uma transferência imediata de setor. Porque aí, ela novamente perderia o foco naquilo que estaria sendo paga para fazer. Então, primeiro, ela precisará mostrar que é boa no que faz, para depois conseguir uma oportunidade para fazer o que gosta.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: