2012-11-29

'Mesmo com 39 anos, vou tentar arrumar um emprego de estagiário' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/11/2012, com um ouvinte que está terminando o ensino superior com 39 anos e quer encontrar um estágio.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Mesmo com 39 anos, vou tentar arrumar um emprego de estagiário'

estagiários

Escreve um bravo ouvinte. Bravo no sentido de corajoso, não de irritado. "Tenho 38 anos", ele diz, "e só agora consegui fazer um curso superior. Sempre tive empregos subalternos e nunca ocupei uma função de liderança. Vou me formar no ano que vem e estou descrente quanto a possibilidade de conseguir um estágio aos 39 anos. Mas mesmo assim, vou tentar. Você acha que estou sendo pessimista?"

Não! Eu diria que você está sendo otimista. Caso contrário, nem tentaria. Porém, entre os dois extremos, existe a realidade do mercado. Você dificilmente conseguiria um estágio em uma empresa que utilizasse o programa de estágio como um trampolim para observar os estagiários e depois oferecer a alguns deles, um emprego efetivo. A preferência será sempre por jovens, porque eles podem ser moldados à conveniência da empresa. Ou, pelo menos, é nisso que as empresas acreditam.

Portanto, existe a possibilidade de você conseguir um estágio. Mas não em uma disputa direta com jovens estudantes. Você precisará de uma indicação e pode começar por seus professores. Tenho certeza de que pelo menos um deles está sensibilizado com o seu esforço para recuperar parte do tempo perdido na carreira.

Você também pode e deve procurar organizações que possam orientá-lo, como o Instituto Via de Acesso ou o Centro Integrado Empresa-Escola.

Decidir fazer o curso superior foi um grande passo. Pedir ajuda será um passo comparativamente menor. Eu só sugiro que você não espere o ano que vem. Comece hoje mesmo. Pode ser que você tenha algumas decepções nesses contatos. Mas você só precisa que um deles dê certo. E um vai dar.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin