2012-11-22

'Meu chefe critica tudo que eu faço' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/11/2012, com um ouvinte que tem um chefe que critica tudo o que ele faz.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Meu chefe critica tudo que eu faço'

chefe criticando subordinado

"Meu chefe vive criticando tudo o que eu faço", um ouvinte reclama. "Acredito que seja porque eu tenha dois cursos superiores e ele não tem nenhum. Como posso lidar com essa situação?"

Vamos lá. De fato, existem ainda casos como o relatado pelo nosso ouvinte. Talvez o chefe dele se sinta inseguro e tente mostrar a sua autoridade através de críticas contínuas.

Essa situação já é suficientemente complicada, mas eu vi muitos casos de subordinados que conseguiram aumentar o tamanho da complicação. Por exemplo, vestindo-se com roupas de grife enquanto o chefe vinha trabalhar em trajes modestos. Ou fazendo constantes referências em voz alta a seus cursos e diplomas, mesmo quando não havia nenhuma necessidade de mencioná-los. Ou enchendo uma conversa com termos ingleses, enquanto o chefe insistia em falar português.

Com raras exceções, nenhum subordinado faz isso pensando em humilhar o chefe. Normalmente faz pensando em se destacar perante o chefe, mas acaba conseguindo o efeito contrário. O resultado costuma ser o que o nosso ouvinte descreveu.

Então, como o dito perguntou, como lidar com essa situação? Procurando sempre demonstrar que está ali para apoiar o chefe e não para competir com ele, em inteligência ou em conhecimento. Não é fácil, porque aí o subordinado se sente como se estivesse representando um papel. Porém, é bom lembrar que o chefe também está. Ele não é um chefe de nascença, é um profissional fazendo o papel de chefe.

O nosso ouvinte certamente não irá concordar com o que estou dizendo. E nem precisa. Basta que ele se lembre do que eu disse, no dia em que ele próprio se tornar chefe.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: