2014-01-30

Como faço para que as empresas se interessem por minha nova qualificação? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/01/2014, com um ouvinte que se formou com 34 anos em engenharia, trabalhou toda a vida como vendedor e agora quer encontrar uma vaga na nova área.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Como faço para que as empresas se interessem por minha nova qualificação?

networking

Um ouvinte escreve: "Tenho 34 anos. Sempre trabalhei como vendedor, mas no ano passado consegui me formar em Engenharia Mecânica. Como essa área não existe em minha empresa atual, cadastrei-me em sites e enviei o meu currículo para uma lista de duzentas empresas. O pouco retorno que recebi até agora, através dos sites, foi para vagas de vendedor. Como faço para que as empresas se interessem por minha nova qualificação?"

Através de contatos pessoais e indicações diretas. Lamento desapontá-lo, mas considerando-se a sua idade e a sua experiência anterior, posso lhe assegurar que será difícil, muito difícil, você receber uma proposta para uma vaga na área de engenharia.

Isso porque para vagas que não exigem experiência anterior, as empresas dão preferência a jovens recém-formados. E para aquelas vagas que exigem experiência anterior, você não se qualifica.

Dito isso, você já levantou uma lista de profissionais que poderiam indicá-lo? Seus professores de faculdade, por exemplo, ou antigos colegas de empresa que hoje estão trabalhando em outras empresas?

Se você não conhece de fato ninguém que possa colaborar com uma indicação, a sugestão que posso lhe dar é aceitar uma vaga de vendedor em uma empresa que tenha uma área de engenharia mecânica. Uma vez dentro dela, você poderá, eventualmente, abrir as portas que hoje estão fechadas.

Isso talvez leve um ano ou dois, mas seria um caminho mais seguro. Entendo o seu desejo de uma mudança imediata de área. Mas com um pouco de paciência, você acabará conseguindo o seu objetivo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: