2014-01-29

'Posso enviar currículo sem mencionar o nome da minha empresa atual?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/01/2014, com um ouvinte que não quer colocar o nome da empresa atual no currículo por medo da empresa saber que ele está enviando currículos.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Posso enviar currículo sem mencionar o nome da minha empresa atual?'

enviando currículos

Um ouvinte escreve: "Quero sair de minha empresa atual, mas ela tem contatos frequentes com algumas das empresas para as quais eu gostaria de enviar um currículo. E pode ser que a informação vaze e que eu acabe me prejudicando. Minha pergunta é: posso enviar o currículo sem mencionar o nome da minha empresa atual, citando apenas o segmento em que ela atua?"

Bom, poder, você pode. Mas não creio que isso traria os resultados que você espera. Primeiro porque essa informação é uma das mais relevantes em qualquer currículo e você precisaria explicar o porquê da omissão.

Escrever apenas que você trabalha em uma empresa de porte de um determinado setor, não irá deixar quem for avaliar o currículo, muito satisfeito. Seria como afirmar que você desconfia que o avaliador possa vir a delatá-lo.

Além disso, se os contatos que a sua empresa possui, realmente permitirem o vazamento da informação, você continua correndo o risco, embora menor, de ser identificado por seu nome, mesmo que omita o nome da sua empresa.

Em resumo, parece-me que esse jogo de esconde não lhe traria o benefício que você espera. Seria mais lógico você enviar um currículo normal e ter uma boa explicação caso a sua empresa venha a descobrir.

E finalmente, talvez você esteja exagerando um pouco na sua preocupação. Enviar currículos é algo normal e corriqueiro no mercado de trabalho. Se a sua empresa for paranoica a ponto de ter uma rede de informações para descobrir se algum funcionário enviou um currículo, só isso já seria uma razão suficiente para você não querer continuar nela.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: