2014-01-15

Em uma entrevista, nada é melhor do que mostrar o que você já conseguiu fazer - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/01/2014, com um ouvinte que pergunta se fazer um portfólio com os clientes que conseguiu, é uma boa ideia para colocar junto ao currículo e mostrar em entrevistas de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Em uma entrevista, nada é melhor do que mostrar o que você já conseguiu fazer

portfólio

Um ouvinte escreve: "Trabalho na área comercial de uma rede de escolas de idiomas. Sou responsável por parcerias, convênios e captação de novos clientes. Gostaria de saber se posso criar um portfólio mencionando as empresas com as quais firmei parcerias, para ser apresentado em entrevistas. Isso seria bem visto ou o modelo tradicional de currículo ainda seria o mais indicado?"

Não só seria bem visto, como lhe daria uma grande vantagem sobre outros candidatos a uma vaga. Em um processo seletivo, a empresa irá querer saber o que você poderá fazer por ela, caso seja contratado. E nada é melhor do que mostrar o que você já conseguiu fazer.

Nem creio que você precise criar um portfólio a parte. No próprio currículo você poderá listar os clientes que conseguiu atrair. Evite apenas fornecer os valores destas parcerias, uma vez que tal informação pode ser confidencial.

Mas a menção aos nomes das empresas que você captou, irá sem dúvida arregalar o olho de quem for avaliar as suas habilidades comerciais. Principalmente se algumas dessas empresas forem bem conhecidas no mercado.

Isso é o que mais pesa em um currículo. Normalmente os candidatos descrevem o seu dia a dia no desempenho da função que executam. E a redação costuma ser muito igual, de um currículo para outro. Mencionar fatos concretos e nomes de empresas conhecidas será, sem dúvida, o grande diferencial do seu currículo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: