2014-01-28

'Envio currículo para a mesma vaga na mesma empresa depois de oito meses?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/01/2014, com uma ouvinte que está em dúvida se manda novamente o seu currículo para um processo seletivo para uma vaga que ela disputou oito meses atrás.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Envio currículo para a mesma vaga na mesma empresa depois de oito meses?'

processo seletivo

Uma ouvinte escreve: "Li um anúncio de uma vaga em uma empresa. Mandei o meu currículo, fui chamada, passei por uma entrevista e depois dela ninguém fez nenhum contato comigo. Não estou reclamando, porque o entrevistador me alertou que caso eu não recebesse uma resposta em trinta dias, não receberia mais. Isso aconteceu faz oito meses. Agora apareceu de novo o mesmo anúncio, a mesma vaga na mesma empresa. Estou em dúvida se devo enviar o meu currículo ou se devo entender que o fato de eu não ter sido considerada na seleção anterior, já é uma indicação de que também não serei considerada agora?"

Bom, você, sem dúvida, deve mandar o currículo. Várias coisas podem ter ocorrido no primeiro processo. Ele pode ter sido cancelado, ou adiado ou a vaga pode ter sido temporariamente suspensa por alguma questão interna.

É verdade que os melhores candidatos de oito meses atrás poderiam ter sido reconvocados. Mas, em casos assim, a maioria das empresas prefere recomeçar do zero. Ou porque podem surgir novos bons candidatos ou porque alguns dos que se interessaram pelo primeiro processo talvez estejam bem empregados agora e não se interessariam pelo segundo.

Ao enviar o seu currículo, seria interessante você anexar a ele uma pequena nota, contando que participou da primeira seleção, que ficou muito entusiasmada com a empresa e que gostaria muito de trabalhar nela.

Caso seja chamada, sugiro que você não tente mudar a sua postura e as suas respostas em relação à primeira entrevista. O simples fato de você ser novamente convocada já seria uma evidência de que você foi bem.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: