2014-01-14

'Virei gerente, mas só ganho metade do que meu antecessor' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 13/01/2014, com um ouvinte se tornou gerente, mas não teve um bom aumento de salário.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Virei gerente, mas só ganho metade do que meu antecessor'

metade dinheiro

Escreve um ouvinte: "Meu gerente, que estava na empresa há muitos anos, se aposentou. Três pessoas da própria empresa foram indicadas para concorrer ao cargo. E eu fui o escolhido. Porém, fiquei surpreso quando me foi informado o meu novo salário: apenas 15% mais do que eu ganhava. Nesta empresa as informações salariais são guardadas a sete chaves e não sei quanto os outros gerentes ganham, mas sei que o salário do meu ex-gerente era o dobro do meu. Isso aconteceu há dois meses e até agora não consegui digerir o assunto. Devo ir conversar com a diretoria?"

Bom, por enquanto eu sugiro que não. Pode ter acontecido que o seu ex-gerente, por ter muitos anos de casa, estivesse com um salário bem acima da média do mercado. Também não é anormal que o primeiro salário de um recém-promovido a uma primeira gerência, como foi o seu caso, não chegue ao teto da função, deixando espaço para que a empresa faça um reajuste depois de seis meses ou um ano. Ou pode ser que a sua empresa tenha simplesmente decidido fazer uma economia ao promover você.

De qualquer maneira, você sairá no lucro. Durante um ano, preocupe-se apenas em mostrar à diretoria que você mereceu a promoção. Aí, se você não for reajustado, sonde o mercado. Talvez você descubra que está na média dele. Ou talvez descubra que está abaixo e poderia mudar com um bom aumento.

Tenha em mente que, até três meses atrás, se você decidisse mudar de emprego, não seria admitido como gerente por outra empresa. Daqui a dez meses, poderá ser. A promoção, se não lhe rendeu um bom aumento imediato, colocou você em um novo patamar profissional. Esse é o seu lucro na história.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: