2014-01-14

Estar desempregado pode me prejudicar? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/01/2014, com um ouvinte que está desempregado há algum tempo e teme que isso possa prejudicá-lo na busca por um emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Estar desempregado pode me prejudicar?

desempregado

Um ouvinte escreve: "Estou desempregado faz quatro meses. Gostaria de saber se isso pode me prejudicar na visão de uma empresa."

Bom, depende. Se você ocupava um cargo gerencial e está buscando outro, o tempo médio de desemprego varia entre três e seis meses. Mas se você ocupava uma função de mais baixa hierarquia, sem nenhum subordinado, talvez você esteja querendo escolher demais ou esteja dirigindo o seu foco para um tipo de vaga muito específica e por isso não está conseguindo se recolocar.

Atualmente existem muitas vagas que, em princípio, não serão pontos de partida para uma carreira. Elas são apenas alternativas momentâneas e passageiras, para um aprendizado ou para poder equilibrar as contas no fim do mês.

Um exemplo típico é a área de call center, que não exige experiência anterior, nem graduação. Sendo um trabalho árduo que paga pouco, a rotatividade é muito grande. Mas sempre surgem candidatos para preencher as vagas em aberto.

Como esse é um emprego que raramente permite a construção de uma carreira, já que na maioria dos casos a proporção é de um supervisor para sessenta subordinados, mesmo assim ele permite que profissionais muito ansiosos possam se manter ativos enquanto procuram outras opções.

Porém, como você não especificou qual é o seu caso, espero que você esteja em busca de uma função gerencial. E se estiver, o período de quatro meses ainda está dentro da média. Mas eu lhe diria que, em qualquer situação, completar dez meses desempregado já iria requerer muita ginástica mental para encontrar uma explicação que convença a um recrutador.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: