2014-03-31

'Diretor me prometeu aumento se trouxesse novos clientes, mas não cumpriu. O que fazer?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 31/03/2014, com um ouvinte cujo diretor lhe prometeu um aumento, mas ainda não cumpriu.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Diretor me prometeu aumento se trouxesse novos clientes, mas não cumpriu. O que fazer?'

promessa salário carteira vazia

Um ouvinte escreve: "Fui contratado por uma empresa faz 14 meses. Na época, o diretor me disse que não poderia me pagar o salário que eu estava solicitando, mas me prometeu rever a situação caso eu trouxesse novos clientes para a empresa. Eu cumpri a minha parte, trouxe vários clientes. Mas o diretor parece ter esquecido da promessa que me fez. Estou pensando em pedir o reajuste. E caso não consiga, comunicar o diretor que me colocarei à disposição do mercado. Essa seria uma boa estratégia?"

A primeira parte, sim. A segunda, não. Na primeira parte você pode preparar uma planilha detalhada e mostrar o efeito positivo que o seu trabalho trouxe. Quanto mais números você puder levantar, melhor. E, em seguida, relembre ao diretor a conversa que vocês tiveram sobre reajuste, há 14 meses. Se ele se fizer de desentendido, não force a barra com uma ameaça cuja consequência você não tem condições de antecipar. E se você se colocar no mercado e não receber nenhuma proposta compensadora?

Se o diretor lhe disser que ainda não será possível aumentar o seu salário, a sua melhor reação seria você dizer que entende perfeitamente. E aí sim, sair procurando outras opções, mas sem dizer nada. Se aparecer algo bom, você aceita ou negocia a sua permanência. Se não aparecer nada, pelo menos o diretor ficará sabendo que você, além de ter boa memória, não está satisfeito por ter sido engabelado.

O mais comum, em casos assim, é o diretor lhe dar um aumento abaixo do que você espera. Nesse caso, apenas agradeça a gentileza e continue sondando o mercado. Se de fato o seu salário estiver abaixo da média, algo certamente irá aparecer.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: