2014-03-04

'Gasto mais do que ganho' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/03/2014, com um ouvinte com problemas financeiros porque gasta mais do que ganha.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Gasto mais do que ganho'

endividado

"Meu problema", um ouvinte escreve, "é que gasto mais do que ganho. Não por ter um salário baixo, porque estou na média do mercado. Mas todo fim de mês eu me vejo na situação de ter de deixar pagar alguma dívida ou prestação, porque o dinheiro acabou. Já perdi a conta das vezes em que solicitei aumentos a meu chefe, sem que nenhum tenha sido concedido. O que você me sugere fazer?"

Bom, evidentemente, o que você nunca deve ter feito: controlar as suas despesas de modo a não assumir novas dívidas que você não sabe se terá condições de saldar.

Mas há outro risco mais sério que você corre: o de ficar sem um emprego, já que pela situação que você descreveu, suas reservas financeiras tendem a zero. Da mesma maneira que você assume dívidas com certo otimismo, acredito que mostre o mesmo otimismo em relação a seu emprego. E não imagine que possa perdê-lo. Mas isso acontece. E com mais frequência do que você imagina.

O que posso lhe sugerir é colocar em uma planilha os gastos que são, de fato, indispensáveis, como alimentação, moradia e transporte. E em outra coluna, os gastos que você faz mais por uma questão de status do que por necessidade. Por exemplo, para ter um modelo de celular mais moderno do seu setor, para não ter um carro mais barato que os de seus colegas, e por aí vai. Se você montar essa planilha, verá que poderia viver tão confortavelmente quanto vive, mas sem exagerar na dose de itens supérfluos.

Sua melhor motivação está aí, bem ao seu lado. São os seus colegas. Se eles não têm o mesmo problema que você, ganhando o que você ganha, não há razão para que só você viva endividado.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: