2014-03-26

'Como devo abordar clientes para pedir emprego, mas sem me comprometer?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/03/2014, com um ouvinte que é consultor e quer abordar as empresas clientes sobre uma vaga de trabalho permanente.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como devo abordar clientes para pedir emprego, mas sem me comprometer?'

consultor

Um ouvinte escreve: "Trabalho em uma empresa de consultoria e tenho contatos frequentes com gerentes e diretores de outras empresas. Não vejo possibilidade de crescimento aqui onde estou, porque a empresa é familiar e de pequeno porte. E sempre fico tentado a abordar os clientes para pedir um emprego. O problema é que não sei como fazer isso. Fico com a impressão de que eu ficaria misturando as bolas se fizesse a apresentação de um projeto a um diretor, e ao fim dela, entregasse a ele o meu currículo.

Tenho receio de que se eu fizer isso, o cliente possa levar o assunto ao dono de minha empresa, e aí a minha situação ficaria complicada. Durante algum tempo, eu imaginei que um desses clientes pudesse tomar a iniciativa de me oferecer uma oportunidade, mas isso nunca aconteceu e o tempo está passando. Qual seria a forma de fazer uma abordagem sem me comprometer?"


Elogiando a empresa do diretor em questão. Se você mencionar fatos que causam orgulho a qualquer empresa, como o ambiente de trabalho, a organização, o bom relacionamento, o crescimento e a eficiência, o diretor entenderá, imediatamente, que você está insinuando que gostaria de trabalhar ali.

E caso ele comente isso com o dono da sua empresa, você poderá explicar ao dono que falou o que falou, para conquistar a simpatia do cliente.

Após fazer os elogios, a reação do diretor lhe mostrará se a sua conversa colou. Se ele lhe fizer mais perguntas, você começou bem.

Mesmo assim, não tente finalizar o processo já na primeira conversa. Sua melhor tática será manter o relacionamento para que o seu nome seja lembrado quando surgir uma vaga.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: