2014-03-06

'Preciso fazer uma apresentação para uma dinâmica, mas não sei no que devo focar' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/03/2014, com uma ouvinte que está participando de um processo de seleção para trainees e tem que fazer uma pequena apresentação em uma dinâmica.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Preciso fazer uma apresentação para uma dinâmica, mas não sei no que devo focar'

dinâmica de grupo

Uma ouvinte escreve: "Vou participar de uma dinâmica para uma vaga de trainee. A empresa, que é grande e muito conhecida, atua no ramo de mineração. Foi solicitado aos participantes da dinâmica que preparassem e fizessem uma apresentação pessoal de cinco minutos, só falando, sem nenhum material de apoio. Minha formação é em Economia e não entendo nada de mineração. Devo falar de minhas expectativas de carreira ou focar mais nas atividades da empresa, que na verdade não conheço?"

Vamos lá. Como você foi selecionada para essa dinâmica por ser economista, ninguém espera que você faça uma dissertação sobre o metamorfismo dos minérios. Se o objetivo da empresa fosse contratar técnicos especializados, o seu currículo seria descartado já na primeira triagem.

Você pode iniciar usando o primeiro minuto para mencionar números sobre a empresa, como faturamento, crescimento nos últimos anos e outros dados que você descobre pela internet.

Em seguida, gaste dois minutos para explicar quais contribuições um economista pode oferecer aos negócios de qualquer empresa. Ou seja, você terá que resumir os seus quatro anos de aprendizado em dois minutos de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

E finalmente, fale o que o cordenador da dinâmica certamente espera ouvir: que você gosta de trabalhar em equipe, de colaborar com outras áreas e, principalmente, que entende que as suas primeiras tarefas serão simples e rotineiras, até que a empresa adquira confiança em você e em seu trabalho.

Tudo junto deu quatro minutos. E você mostrou que não precisava de cinco para ser contratada.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: