2014-03-25

'Trabalho consome todo o meu tempo' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/03/2014, com uma ouvinte que não tem tempo para nada pois o trabalho consome todo o seu tempo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Trabalho consome todo o meu tempo'

sem tempo

Uma ouvinte escreve: "Tenho 27 anos e ganho um bom salário. Mas minha maior preocupação no momento é melhorar a minha qualidade de vida, porque o meu trabalho consome todo o meu tempo e não me permite fazer mais nada."

Bom, de fato, a qualidade de vida é essencial para a sanidade física e mental. Para desfrutar dela em sua plenitude, você precisaria ter um emprego que não lhe tomasse muito tempo no trajeto de casa ao trabalho e vice-versa, não lhe exigisse horas adicionais de expediente, não fosse estressante e pagasse um bom salário. Você conhece alguém com menos de 30 anos que conseguiu tudo isso? Eu não conheço.

Na iniciativa privada, a construção de uma carreira que lhe proporcione recursos financeiros suficientes para você ter o que deseja, vai no sentido oposto. Ela demanda tempo e dedicação integral. A qualidade de vida, nesse caso, está mais ligada a como você utiliza as poucas horas que sobram, para caminhar, meditar, exercitar-se, ler, escrever, viajar ou dedicar-se a algum hobby que lhe dê satisfação.

Evidentemente, se o dinheiro não for importante, você pode ter uma atividade que lhe proporcione paz de espírito. Mas aí, teria que se acostumar a viver sem muita coisa que os jovens apreciam ou enxergam como indispensáveis, e que custam caro.

Se você está disposta a deixar a carreira em segundo plano e viver uma existência mais frugal e mais idílica, vá em frente. Caso contrário, mantenha o foco na carreira e acumule recursos enquanto é jovem, para depois poder desfrutá-los a seu gosto.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: