2014-03-18

'Estou cada vez mais preocupado com o nível dos meus alunos' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/03/2014, com um ouvinte professor que está preocupado com o nível dos alunos em português.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Estou cada vez mais preocupado com o nível dos meus alunos'

língua portuguesa

Um ouvinte escreve: "Sou professor de Administração em uma faculdade respeitada. De uns anos para cá, tenho me preocupado cada vez mais com o nível que meus alunos trazem do ensino médio. A maioria tem dificuldade para escrever corretamente uma simples frase, com sujeito, verbo e predicado. Os trabalhos escolares, quando não são espertamente copiados da internet, são entregues com erros elementares que me doem a vista e me partem o coração. Tenho reiterado a meus alunos que eles precisariam fazer um curso paralelo de gramática, para aprender o que deveriam ter aprendido há anos, mas percebo que bem poucos enxergam a situação dessa maneira. Por gentileza, me dê uma ajuda."

Bom, professor, a falência do ensino começou há uns 40 anos, quando provas escritas que obrigavam o aluno a saber gramática e ortografia foram substituídas por provas de múltipla escolha com cruzinhas. E o caos veio quando os alunos dos cursos básicos passaram a ser aprovados compulsoriamente para melhorar as estatísticas do ensino.

O que posso dizer é que o teste de português elimina a maior parte dos candidatos em vagas de grandes empresas. E que essa deficiência não é relevada se o candidato tiver um curso de pós-graduação ou souber falar inglês.

Algumas faculdades, bem poucas por enquanto, introduziram no currículo escolar uma atualização de português. E só aí muitos alunos perceberam que estavam cometendo erros primários.

Por outro lado, há quem saiba escrever e falar corretamente. E esses levarão uma apreciável vantagem em testes e entrevistas.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: