2014-03-11

'Ambiente de trabalho na minha empresa é humilhante' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/03/2014, com um ouvinte que trabalha em uma empresa cujo ambiente de trabalho é muito ruim.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Ambiente de trabalho na minha empresa é humilhante'

ambiente de trabalho ruim

Um ouvinte escreve: "Estou em uma empresa familiar. O ambiente de trabalho é, em uma palavra, humilhante. Gritos, palavrões, funcionários sendo chamados de burro na frente dos demais, raríssimos elogios e, mesmo assim, sempre seguidos pela ressalva de que o elogiado não é bom, é somente o melhor entre os piores.

Meu problema é que sou o principal gestor de recursos humanos e fui contratado para implantar sistemas de planejamento e organização, que eram inexistentes. Tentei conversar com os diretores sobre a maneira como os empregados são tratados, mas a resposta que recebi foi a de que os funcionários estavam acostumados e não se sentiam ofendidos. Isso é chocante, mas aparentemente é verdade. Eu não ouvi ninguém reclamar e as atitudes dos diretores são vistas como folclóricas e não como mal educadas. Você acredita que esse quadro poderá ser mudado?"


Bom, primeiro, permita-me uma correção. Você não é um gestor de recursos humanos e sim o chefe da seção pessoal. O ambiente que você descreveu era o padrão do mercado brasileiro há 100 anos, quando os sentimentos e as opiniões dos empregados valiam menos que uma caixa de parafusos.

Isso não quer dizer que a empresa em que você está, seja a última sobrevivente de um tempo que acabou. Ainda há muitas iguais a ela. O que mudou foi que, há 100 anos, empregados mais esclarecidos não tinham a possibilidade de escolher, porque todas as empresas se pareciam. Hoje existem opções.

Se você se sente constrangido em presenciar as cenas de assédio moral que descreveu, sugiro que você saia daí antes que se acostume. E pior, passe a fazer igual.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: