2016-05-04

'Como avisar que meu funcionário tem mau cheiro?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/05/2016, com um ouvinte que é gerente e quer saber qual é a melhor forma de falar que um subordinado tem mau cheiro.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Como avisar que meu funcionário tem mau cheiro?'

funcionário com mau cheiro

Um ouvinte escreve: "Sou chefe de um setor administrativo e tenho uma equipe de onze pessoas. O problema é que uma delas cheira mal. Seu odor corporal, bastante forte e nem um pouco agradável, incomoda aos demais. Como nosso local físico de trabalho é pequeno, todos ficam bem próximos e não há como fingir que o cheiro não existe. Já recebi pedidos para conversar com essa pessoa, mas temo que uma abordagem nesse sentido possa dar a ela a sensação de estar sendo discriminada ou humilhada. O que devo fazer para resolver um problema sem criar outro?"

Bom, você está certo, isso seria humilhante. A maneira mais conveniente seria você implantar em seu setor um programa de avaliação de desempenho pessoal e profissional. Avise com um mês de antecedência que isso será feito e como será feito. Isto é, você conversará com todos os subordinados um a um, dirá quais são os pontos fortes deles e como eles poderão melhorar ainda mais.

Você certamente tem em seu setor outros pequenos problemas além do cheiro: alguém que fale muito alto, alguém que reclame demais e outras minúcias que ocorrem em todas as empresas em que funcionários convivem em um espaço físico reduzido.

Na avaliação individual, relate três boas qualidades de cada um e um pequeno senão. No caso da pessoa com odor, elogie primeiro tudo o que ela tem de bom e finalize dizendo que ela talvez não saiba que tem um odor corporal, algo que costuma prejudicar boas carreiras.

Como todos os seus subordinados receberão a devida dose de crítica, isso eliminará a discriminação individual e poderá ser o ponto de partida para você resolver não um problema do seu setor, mas vários.

Max Gehringer, para CBN.


2 comentários:

CintiaYamane disse...

Uma vez deram um desodorante pra menina da nossa turma… mas acho que foi de sacanagem

Andarilho disse...

Coitada.