2011-04-11

O que responder quando perguntarem sobre a pretensão salarial? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/04/2011, sobre o que responder quando numa entrevista de emprego perguntarem qual a pretensão salarial.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

O que responder quando perguntarem sobre a pretensão salarial?

pretensão salarial
Tirinha daqui.

Uma pergunta que muitos ouvintes fazem. O que se deve responder quando o entrevistador pergunta qual é a pretensão salarial?

Há duas respostas possíveis. Se o candidato sabe qual é a faixa salarial para a função na cidade ou na região, ele deve mencionar essa faixa. Acontece que somente nas cidades de maior porte são publicadas pesquisas desse tipo, separando as empresas em médias, pequenas e grandes. Uma busca na internet poderá mostrar se a pesquisa existe na cidade em que o ouvinte mora. Se não existir, o melhor é não arriscar um valor.

A pergunta é feita porque se o candidato mencionar uma pretensão muito acima do que a empresa pretende pagar, ele pode ser descartado do processo seletivo. Isso porque, na avaliação do entrevistador, quem pede dez e aceita cinco, irá continuar procurando um emprego de dez após ser contratado por cinco.

O segundo risco é o de dizer um valor muito baixo. Já recebi muitas mensagens de ouvintes que descobriram, depois da contratação, que poderiam ter pedido mais do que pediram. Então, na dúvida, é melhor responder: "Desculpe, não tenho a menor ideia de quais são as faixas salariais. Gostaria de ouvir uma proposta, por favor".

Na maioria dos casos, as empresas já sabem quanto podem pagar, e o entrevistador diz o valor. Em último caso, aquele em que o entrevistador não abre o salário de jeito nenhum e exige uma resposta, o entrevistado deve ter um número em mente.

E como se consegue esse número? Perguntando. É quase impossível não existir algum amigo que ocupe uma função semelhante e possa dizer quanto está ganhando. Mas essa seria a última opção, porque o amigo pode estar ganhando mal. Ou então ser meio mentiroso.

A coluna do meio, aquela de solicitar uma proposta em vez de fazer uma, é sempre a opção mais recomendável.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: