2011-04-14

Comparação de desempenho não auxilia em uma carreira de sucesso - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/04/2011, sobre um ouvinte que fica comparando seu desempenho com o de pessoas em cargos de importância e acha que para ter uma carreira de sucesso, o segredo é a mediocridade.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Comparação de desempenho não auxilia em uma carreira de sucesso

medíocre cabeça de vento
Um ouvinte gentilmente compartilha o seu aprendizado. Diz ele: "Completei dez anos de mercado de trabalho, vi muita coisa, passei por muitas experiências e a minha avaliação é a seguinte: para ter uma carreira de relativo sucesso, é preciso ser medíocre. Sei que você não vai comentar isso no ar, mas essa é a verdade."

Muito bem. Primeiro, como você notou, vou comentar isso no ar. Segundo, o seu modo de avaliar a situação cria um problema para você mesmo. Porque se você vier a construir uma carreira de relativo sucesso, você terá que reconhecer que conseguiu porque é medíocre. Por outro lado, se não tiver uma carreira de relativo sucesso, vai ser difícil você convencer alguém que não conseguiu porque é bom demais. Então, qualquer que seja o desfecho, você não ficará satisfeito.

Mas existe uma outra maneira de avaliar a situação. Você acredita, e quem sou eu para duvidar, que possui conhecimento e habilidade para assumir cargos em empresas sem ter que passar pela fase inicial, aquela em que o funcionário mostra que consegue realizar tarefas banais e pouco desafiadoras. Essa é realmente uma etapa chata da vida profissional.

Ao ver pessoas ocupando cargos de relativa importância, você sabe que faria tudo melhor do que elas, se você estivesse naquele cargo. E aí, enquanto você fica comparando o seu hipotético desempenho com o desempenho real dessas pessoas, os seus colegas estão tentando ganhar a confiança delas. E um dia, eles é que acabam ganhando oportunidades, mesmo sendo piores do que você.

Um profissional de relativo sucesso não é nenhum gênio renascentista, como você já descobriu. É apenas alguém que conseguiu um bom cargo e um bom salário porque entendeu o que a empresa esperava que ele fizesse, em vez de esperar que a empresa fizesse o que ele esperava.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: