2011-04-28

'Por que o mundo é tão complicado?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/04/2011, sobre porque o mundo é tão complicado.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Por que o mundo é tão complicado?'

quebra cabeça puzzle mundo
"Por que o mundo é tão complicado?", pergunta um ouvinte.

Humm. Começando pelo começo: nós não sabemos quando foi o começo. O que sabemos é que num determinado momento, uma massa de energia, do tamanho de uma laranja, explodiu e formou o universo. Isso foi há uns 13 bilhões de anos, mais ou menos, na nossa maneira de contar o tempo. Até aí, o universo era simples, simplesmente porque não existia ninguém para explicá-lo.

Acontece que em um daqueles zilhões de corpos celestes que se formaram na explosão inicial, uma célula se dividiu em duas, formando um minúsculo organismo, capaz de agir por conta própria e de se reproduzir em outros organismos semelhantes.

É verdade que foram necessários mais alguns bilhões de anos e muitas mutações até que esses organismos primitivos saíssem do oceano e chegassem a terra firme, mas eles chegaram. E daí, durante um tempão enorme, tudo o que essas criaturas fizeram foi comer, dormir e se reproduzir. Muita gente diria que isso sim é que era vida.

Até que aconteceu algo inesperado. Um asteróide destrambelhado se chocou com o nosso mundinho e causou a extinção das espécies dominantes. Isso permitiu que outras espécies, que não tinham e nem teriam chance alguma de sobressair, por serem mais lentas e mais fracas, pudessem tomar conta do pedaço. E uma dessas espécies desenvolveu uma habilidade única: pensar. Ver duas coisas separadas, que nada têm a ver uma com a outra, e imaginar o que poderia resultar da junção das duas.

É isso que tornou o mundo complicado: o fato de que sabemos pensar e podemos transformar ideias em aplicações práticas. Nesse processo, há os que complicam e os que tentam descomplicar. Respondendo à sua pergunta, desde o início da humanidade, a primeira turma sempre esteve em vantagem numérica.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

O Max manda bem, né? Tb acho. Gostei. Descomplicar é preciso.

Beijos, ótimo finde procê, cada dia gosto mais dos seus comments lá no blog, morro de rir quando leio,

Bela - A Divorciada

Bete disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.