2011-04-22

Faça os próprio planos e controle a ansiedade - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/04/2011, sobre quanto tempo esperar uma promessa feita pelo gerente.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Faça os próprio planos e controle a ansiedade

promessas quebradas
"Gostaria de saber", escreve um ouvinte, "quanto tempo a gente deve esperar para que uma promessa seja cumprida. É que o meu gerente me chamou, elogiou o meu trabalho e me disse que a empresa tinha planos para mim. Eu perguntei que planos seriam esses, e o gerente me disse para aguardar porque ele falaria comigo no momento apropriado. Isso faz três meses e o gerente não disse mais nada. Não quero parecer ansioso, mas como foi ele quem começou o assunto, gostaria de saber que atitude devo tomar."

Vamos lá. A primeira hipótese é a de que existem planos, mas não existe uma vaga imediata. Nesse caso, a tradução do que o seu gerente disse seria a seguinte: "Você está sendo observado, seu trabalho é muito bom e em casos assim, a empresa sempre reconhece o mérito através de uma promoção." O que ele não disse, mas deveria ter dito, é que ele não estava fazendo uma promessa de curtíssimo prazo.

A segunda hipótese é a de que nunca existiu plano algum. E que o seu gerente acredita em promessas vazias para motivar os subordinados. E além disso, ele imagina que os subordinados não têm boa memória. Isso não é difícil de descobrir. Se outros colegas seus ouviram palavras semelhantes no passado e nada aconteceu com eles, a possibilidade de que algo aconteça com você diminui bastante.

Em ambos os casos, porém, você pode continuar a conversa que o seu gerente iniciou. No momento em que ele elogiar um trabalho que você fez, agradeça o elogio e relembre o que ele lhe falou sobre planos futuros. Mas não cobre prazos do seu gerente, porque se os planos realmente existem, e são de médio prazo, você passará a impressão de que está querendo forçar a barra.

Para que você possa fazer os seus próprios planos e administrar a sua ansiedade, eu lhe diria que três meses ainda é pouco tempo. E um ano seria tempo demais.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: