2012-01-02

'Como faço para escapar de uma lista de dispensa?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/01/2012, com 4 dicas sarcasticamente bem humoradas para parecer produtivo e tentar escapar de uma dispensa.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como faço para escapar de uma lista de dispensa?'

enrolando no trabalho

"Não sei devo reclamar ou agradecer aos céus", uma ouvinte escreve. "Mas eu trabalho em um departamento em que não há muito para se fazer. Em meio expediente dá para terminar todas a tarefas e passar o resto do dia zoando. Tudo ia bem, até que faz um mês entrou um gerente novo, cheio de gás e de ideias sobre produtividade. E já circulam rumores de que ele estaria preparando um plano para cortar 20% do pessoal. Não sei se isso é só boato, mas se não for, a minha pergunta é: como faço para escapar dessa lista?"

Boa pergunta. Geralmente, primeiro são dispensados os mais novos de casa, porque o custo de indenização é menor. Caso você não se enquadre nessa categoria, pense o seguinte: se você fosse o gerente, como você escolheria quem seria dispensado? E a resposta mais simples é: observando o comportamento das pessoas, já que ele não conhece ninguém.

Então, aqui vão algumas dicas:

Primeira: não passe muito tempo sentada. Quem está de pé e se movimentando é muito mais visível.

Segunda: caminhe rapidamente. Isso passa a impressão de que você tem algo urgente para fazer.

Terceira: leve sempre uma pasta cheia de papéis nas mãos. Quem vê papel imagina trabalho.

Quarta: converse rapidamente com seus colegas. Ao chegar à mesa de um deles, abra a pasa, aponte para a folha, faça uma pergunta pertinente e volte ainda mais apressadamente para a sua mesa. E repita essa mesma rotina várias vezes ao dia.

Assim, além de mostrar que você é produtiva, você parecerá produtiva.

Gostou da opção? Se não gostou, a alternativa é procurar o gerente, dizer que você tem tempo ocioso e que gostaria de receber mais tarefas.

Alguns de seus colegas poderão dizer que você está puxando o saco e entregando todo mundo. A escolha é sua. Pelo que você prefere ser criticada: por parecer o que não é ou por entender que a situação mudou?

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin