2012-01-23

'Devo aceitar uma proposta para ser PJ e ganhar 40% a mais?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/01/2012, sobre se vale a pena ser PJ calculando todos os ganhos da remuneração.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo aceitar uma proposta para ser PJ e ganhar 40% a mais?'

pessoas jurídicas

"Sempre trabalhei pelo regime de CLT", escreve um ouvinte. "E recebi uma proposta para ser PJ. O salário é 40% maior do que eu ganho atualmente. O que você me sugere fazer?"

Contas. O pacote de remuneração de um empregado CLT é constituído por valores fixos e variáveis. Os fixos são vale-transporte, vale-refeição, planos de assistência médica e odontológica, seguro de vida em grupo, programa de participação nos lucros, e eventualmente, plano de previdência privada. Os valores variáveis são décimo-terceiro, fundo de garantia, INSS e os dez dias de férias que podem ser vendidos.

Para quem ganha mil reais por mês, os valores fixos e variáveis podem chegar a 50% do salário mensal. Para quem tem um cargo de nível gerencial, a 25%. Porém, um gerente pode ter outros ganhos indiretos, como um bônus ou um carro cedido pela empresa. Há também diferenças nas deduções em folha de um empregado CLT e dos impostos a recolher pelo PJ.

Vale a pena lembrar também que alguns itens aumentarão de valor, como no caso da assistência médica em grupo, que, para o PJ, passará a ser um plano individual, e portanto, mais caro.

Todos esses valores precisam ser colocados numa planilha, porque pouca gente sabe dizer exatamente qual é a sua remuneração anual. Isso porque, em uma troca de emprego pelo regime de CLT, a maioria dos itens é compulsória.

Em resumo, cada situação é específica. E o nosso ouvinte só saberá se a proposta de 40% é aceitável, depois de fazer as próprias contas. Uma dica para os ouvintes que trabalham em regime de CLT, é montar essa planilha, com calma e atenção. Porque a modalidade PJ vem crescendo e se uma proposta surgir, a resposta já estará pronta na planilha.

Max Gehringer, para CBN.

1 comment:

Albuq said...

Só me arrisco no que acredito que vale a pena meeeeeeeeeeeeeesmo. Daí o motivo de viver fazendo contas. kkkk

Blog Widget by LinkWithin