2012-01-19

O melhor antídoto contra o 'não' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/01/2012, sobre a melhor maneira de evitar um 'não' como resposta a uma solicitação.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

O melhor antídoto contra o 'não'

não

Um ouvinte aparentemente bem humorado escreve: "Outro dia você comentou sobre a arte de dizer 'não'. E eu tenho um chefe que é catedrático nesse assunto. Pedi uma bolsa para estudar e ele disse 'não'. Pedi um reajuste de salário e ele disse 'não'. Pedi uma transferência para outro setor e ele disse 'não'. A minha pergunta é: quantos 'não' a gente precisa ouvir para entender que jamais ouvirá um 'sim'?"

Bem, se todos os 'não' vieram acompanhados por uma justificativa coerente, o número pode ser infinito. Por exemplo, a empresa não tem como norma conceder bolsa de estudo. Se o funcionário pede, a resposta é negativa. Não porque o chefe aprecia o som do 'não', mas porque a decisão está acima da competência dele.

Um reajuste de salário se enquadra nesta mesma categoria caso exista um plano bem definido de cargos e salários e uma avaliação anual de desempenho que determinará quem merece um reajuste.

Então, dos três 'não' mencionados, o único duvidoso é o da transferência interna, mas eu espero que o chefe tenha dado alguma explicação para o nosso ouvinte.

Eu convivi com funcionários que ficavam arrasados ao ouvir o primeiro 'não' da vida, como se ele fosse uma sentença permanente.

Convivi com outros que acreditavam que nenhum 'não' era para sempre. Eles pediam a mesma coisa várias e várias vezes, imaginando que um dia, venceriam o chefe pelo cansaço. E para minha surpresa, isso realmente acabou acontecendo num caso ou outro.

E convivi com gente que sabia como argumentar e que apresentava dados indiscutíveis ao fazer uma solicitação. Esses raramente recebiam um 'não'.

Portanto, o melhor antídoto para o 'não' é saber ponderar o que se pede, como se pede e a hora em que se pede.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin