Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/01/2012, sobre como lidar com uma colega procrastinadora.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
'Como convencer minha colega a não ser tão preguiçosa?'
Uma ouvinte reclama: "Trabalho com uma colega que tem a mania de deixar tudo para depois. Como para iniciar o meu serviço eu dependo de que ela termine o dela, tenho que me esfolar, inclusive fazendo hora extra para não atrasar a entrega. Como posso convencer minha colega a não ser tão preguiçosa?"
Bom, eu creio que o termo mais exato seria procrastinação. Se não é o mais exato, é o mais profissional. Ele se aplica a pessoas que não sente prazer ou satisfação em executar uma determinada tarefa, e por isso, vão adiando quanto podem o momento de iniciá-la. Um exemplo bem comum em finais de ano é o de alguém que ali por perto do Natal jurou que iria começar uma dieta pra valer no dia dois de janeiro. Isso é procrastinar, já que a dieta era necessária, mas não prazerosa.
No caso da nossa ouvinte, a maneira menos eficiente resolver a situação seria a de ela mesma tentar convencer a colega a ser mais eficiente. Isso só iria gerar atrito entre as duas, porque não é função de um colega exigir que o outro trabalhe mais. É para isso que existem chefes.
Nossa ouvinte pode sugerir ao chefe a inversão do processo. Ela faria a primeira parte do trabalho e a colega terminaria. Se isso não for possível, ela ainda poderia pedir que o chefe determinasse os prazos de entrega das duas partes do trabalho.
Talvez a colega fique injuriada por nossa ouvinte ter ido falar com o chefe, mas paciência. Agora, se a nossa ouvinte levar a questão ao chefe e ele responder que vai resolver e não resolver, aí não tem dúvida: ele também procrastina. Nesse caso, a única solução é a nossa ouvinte deixar o trabalho atrasar para forçar uma decisão, porque o chefe também tem satisfações a dar ao superior dele. E acho pouco provável que a nossa ouvinte trabalhe em uma empresa na qual procrastinar seja regra geral.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário