2012-05-25

'Entrevista com duas pessoas ao mesmo tempo facilita ou dificulta a vida do candidato?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/05/2012, sobre entrevistas de trabalho com dois entrevistadores ao mesmo tempo, e com dicas de como se comportar numa entrevista de emprego assim.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Entrevista com duas pessoas ao mesmo tempo facilita ou dificulta a vida do candidato?'

entrevista de emprego com dois entrevistadores

"Vou participar de uma entrevista em uma empresa na qual eu gostaria muito de trabalhar", uma ouvinte escreve. "Mas fui comunicada de que eu seria entrevistada por duas pessoas ao mesmo tempo. Uma é da área de recursos humanos e a outra seria o meu futuro gerente, caso eu seja contratada. Nunca participei de uma entrevista dupla. Isso facilita ou dificulta?"

Isso não é muito usual, mas algumas grandes empresas adotam essa prática. Por dois motivos. O primeiro é de economia de tempo de seus executivos. E a segunda é que ambos ouvirão as mesmas respostas e depois terão condições de discutir melhor o desempenho de cada candidato.

Já para o candidato, também há uma vantagem. Entrevistas causam ansiedade. E você ficará ansiosa uma vez, em vez de duas.

Aqui vão algumas dicas de como se comportar:

Primeira: um dos entrevistadores sempre será um pouco mais simpático ou mais informal que o outro. Você se sentirá mais a vontade com essa cordialidade e tenderá a esticar mais as suas respostas. Não faça isso porque você não sabe qual dos dois terá a palavra final no processo. Responda da mesma maneira a ambos.

Segunda: é provável que você esteja dando uma resposta a um e seja interrompida pelo outro. Isso não é falta de educação. É um pequeno teste. No trabalho, interrupções ocorrem com frequência. E os entrevistadores podem querer entender como você iria reagir. Então, ouça a pergunta, peça licença para terminar a primeira resposta, faça isso rapidamente e emende a resposta seguinte.

E terceira: se lhe for dada abertura para fazer perguntas, faça duas. Para o futuro chefe, pergunte o que ele mais aprecia em um subordinado. E para a pessoa de RH, pergunte o perfil do profissional que se dá bem na empresa.

Pronto! Você está contratada. Parabéns!

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: