2012-05-03

'Meu chefe anda muito desmotivado' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/05/2012, com uma ouvinte que tem um chefe desmotivado, mas que para a empresa é o suficiente e o necessário.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Meu chefe anda muito desmotivado'

chefe desmotivado

Uma ouvinte escreve: "Trabalho no setor fiscal e tenho um chefe desanimado. Ele está na mesma função há 15 anos e nada mais aconteceu durante esse tempo. Ele não se queixa da situação, mas nunca sorri, conversa conosco somente o indispensável e sempre repete que quem tem juízo não reclama. O resultado é que acabamos ficando sem expectativas. Alguns colegas já deixaram a empresa e nosso chefe nem tentou convencê-los a mudar de ideia. Se ele não briga nem por ele mesmo, por que brigaria por nós? Há alguma maneira de reverter essa situação?"

Vamos lá. Eu acredito que você tenha feito uma avaliação correta, do ponto de vista de quem está vendo a situação de baixo para cima. A pergunta que eu faria é: por que os superiores de seu chefe não fazem nada a respeito? Por que não colocam no lugar dele, alguém energético e motivado? Eu imagino que a resposta seja: porque os superiores estão satisfeitos com os resultados do trabalho.

Existem áreas nas empresas que precisam de chefes que estejam em constante estado de ebulição, soltando vapor pelas narinas e subindo pelas paredes. Vendas é o caso mais clássico. Um gerente de vendas desanimado e apático não dura nem seis meses no cargo.

Porém, há áreas que só precisam manter a rotina. Nelas, há uma preferência por chefes estáveis, que conheçam minuciosamente o trabalho e evitem surpresas desagradáveis. Esse espírito acaba se refletindo nos subordinados. Alguns aceitam a situação e até gostam da calmaria, enquanto outros preferem ter uma carreira com mais emoções e mais riscos.

Eu diria que você é quem precisa se decidir. Porque você tem o chefe errado, pelo que você deseja. Mas aparentemente, sua empresa tem o chefe certo pelo que ela necessita.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: