2012-05-30

'Acredito que minha carreira não sairá do lugar se eu continuar na empresa' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/05/2012, com um ouvinte que está há dois anos em uma empresa e não vê possibilidade de avançar na carreira dentro dela.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Acredito que minha carreira não sairá do lugar se eu continuar na empresa'

carreira subindo escada

"Estou há quase dois anos nesta empresa", um ouvinte escreve, "e já me convenci de que minha carreira não sairá do lugar se eu continuar aqui. Quando aceitei o emprego, comecei cheio de gás, porque a empresa havia me acenado com possíveis oportunidades de crescimento profissional. Só que nada aconteceu. Meu serviço é burocrático, chato e sem desafios. Tenho colegas que fazem a mesma coisa que eu, mas eles me parecem meio acomodados, e por isso insistem que a empresa é boa, o salário é decente e o ambiente não poderia ser melhor. Será que chegou a hora de partir para outra ou estou sendo precipitado?"

Vamos lá. Uma carreira não é uma linha reta ascendente. Ela é feita de descidas e subidas, de curvas, desvios e, não raramente, de pausas. Você parece estar vivendo um desses períodos de pausa, que normalmente dão a impressão de estagnação. Você se sente como se estivesse desperdiçando não apenas o seu talento num trabalho simples demais, como também o seu tempo, já que poderia estar em outra empresa que lhe oferecesse possibilidades mais rápidas de crescimento.

Se você acredita que já esgotou todas as opções dentro da empresa atual, só lhe aconselho a não pedir a conta antes de conseguir outro emprego.

Mas, antes disso, pense um pouco. Não é meio estranho o fato de que todos os seus colegas, sem exceção, sejam profissionais acomodados? Será que eles não estão vendo, tanto no serviço quanto na empresa, algo que você não está? Será que as promoções não demoram mais nessa empresa porque ela é comedida? Compare bem os motivos que levam os seus colegas a ficar, com os motivos que você vê para sair. Não estou afirmando que você está enganado, mas apenas sugerindo que talvez sim, você possa estar se precipitando.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: