2012-05-23

'Estou concorrendo a uma vaga que não tenho experiência' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/05/2012, com um ouvinte que está concorrendo a uma vaga em outro setor da empresa, em que ele não tem experiência.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Estou concorrendo a uma vaga que não tenho experiência'

promoção emprego

Boa pergunta de um ouvinte. "A empresa em que trabalho", ele escreve, "tem por norma fazer recrutamentos internos antes de procurar candidatos no mercado. Surgiu uma vaga muito interessante de coordenação em um setor, e eu me candidatei a ela. As entrevistas serão com o gerente do setor e com a gerente de recursos humanos. Só que eu nunca trabalhei naquele setor, nem nesta empresa, nem em nenhuma outra. E os outros pretendentes à vaga já trabalham no próprio setor há algum tempo. Isso quer dizer que eles possuem mais conhecimento técnico do que eu, estão a par das rotinas e já estão familiarizados com os funcionários que se subordinariam a eles. Creio que minhas chances são muito pequenas, quando não, inexistentes. Seria melhor eu desistir para não me queimar?"

Não! Desistir, jamais! Vá para a entrevista com o gerente do setor sem tentar demonstrar um conhecimento técnico que você não tem. Mas explique para ele o que alguém de fora poderia trazer de benefício. Você se considera bom em quê? Liderança, relacionamento, perseguição incansável de objetivos, facilidade para aprender? Então, destaque esses pontos. Se você conhece o gerente, aprecia a maneira como ele dirige o setor e acha que poderá aprender muito com ele, diga isso.

Quanto à gerente de recursos humanos, a entrevista é a sua chance de dizer a ela que você ambiciona uma promoção e que não tem medo de desafios. Por isso, você não hesitaria de mudar de um setor em que se sente confortável, para um em que terá que passar por um processo de adaptação funcional. Mesmo que você não seja o escolhido desta vez, a gerente se lembrará do seu nome e de sua postura em uma próxima oportunidade.

Portanto, vá com confiança. Porque você só tem a ganhar, mesmo que não consiga a vaga.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: