2012-05-20

'Sou terceirizado em uma grande empresa e gostaria de pedir um emprego lá, mas a agência me proíbe' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/05/2012, com o caso de um terceirizado que gostaria de ser contratado na empresa em que presta serviço, mas uma regra da agência de terceirizados não permite.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Sou terceirizado em uma grande empresa e gostaria de pedir um emprego lá, mas a agência me proíbe'

terceirização

"Trabalho como terceirizado prestando serviço para uma grande empresa", escreve um ouvinte. "Tenho imensa vontade de ser contratado por essa empresa, mas a agência de terceirização deixou bem claro quando fui admitido, que somos proibidos de pedir emprego nas empresas para as quais prestamos serviço. Quando isso acontece e a agência fica sabendo, quem pediu emprego é imediatamente dispensado. Há como contornar essa situação?"

Eu diria que sim, desde que haja algum caso anterior em que isso ocorreu. Porém, se a agência presta serviço para uma empresa já faz tempo, e nenhum terceirizado se bandeou para essa empresa até agora, isso provavelmente significa que a agência fez um acordo com a empresa para evitar que os terceirizados façam o que você está pensando em fazer. Embora isso atenda aos interesses da agência, temos que considerar que a proibição não cheira bem, tanto no aspecto legal quanto no moral.

Em todo caso, verifique se já existem casos de terceirizados que conseguiram ser contratados por essa empresa. Se houver, aproxime-se deles e explique a sua situação, que eles entenderão perfeitamente porque já passaram por ela. Aí, tente verificar se é possível que um deles sugira a sua contratação sem que você precise se expor.

Tudo isso dá a impressão de ser um jogo de artimanhas, mas como você foi avisado antecipadamente sobre a regra de não pedir, e sabe qual é o efeito dela, só lhe resta tentar driblar a regra conseguindo que alguém o represente.

E, caso você não encontre um só terceirizado que conseguiu ser contratado, eu sugiro que você não corra o risco de tentar ser o primeiro.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: