2012-05-21

'Trabalho em uma empresa conceituada há 14 anos e gostaria de sair para procurar novos ares' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/05/2012, com uma ouvinte quer sair de uma boa empresa para obter novos ares e novos desafios.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Trabalho em uma empresa conceituada há 14 anos e gostaria de sair para procurar novos ares'

novos ares

"Cansei de minha empresa atual", escreve uma ouvinte. "Estou nela há 14 anos e gostaria de respirar novos ares, ter novos desafios. Espalhei currículos e tenho sido chamada para entrevistas, principalmente em função do prestígio de minha empresa aqui na região. Porém, os entrevistadores me fazem sempre a mesma pergunta: 'Por que você quer sair de uma empresa conceituada, que paga bons salários e oferece benefícios acima da média, para vir trabalhar conosco?' Quando ouço a pergunta, sinto que o entrevistador parece estar insinuando que ele próprio queria ter uma oportunidade na empresa em que trabalho. O resultado é que ninguém me fez uma oferta concreta até agora."

Bom, eu diria que os motivos que você mencionou, novos ares e novos desafios, são fracos demais. Talvez os entrevistadores esperem que você diga que a sua empresa atual não é nada daquilo que parece, o que seria um motivo forte. Mas você os desilude ao afirmar que ela é mesmo um excelente lugar para se trabalhar. Se eu estivesse no lugar dos entrevistadores, pensaria como eles. Não iria contratar alguém que se acostumou ao melhor, porque o risco do novo contratado se arrepender depois de um par de meses é muito grande.

Por outro lado, detalhes aos quais você já não presta mais atenção em sua empresa, porque eles se tornaram parte da paisagem, como iluminação, refeitório, qualidade dos equipamentos e dos móveis, chamarão imediatamente a sua atenção, e de modo negativo, em outra empresa.

Perdoe-me por não lhe sugerir um motivo que possa impressionar aos entrevistadores. Seria melhor você pedir para mudar de setor em sua própria empresa. Aí, você teria novos ares e novos desafios, mas sem correr o risco de desperdiçar em um mês, o que conseguiu em 14 anos.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Também buscaria outras alternativas na mesma empresa prá não correr tantos riscos!