2012-05-21

Profissional que não tem intenção de deixar empresa deve anunciar currículo em site? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/05/2012, sobre se o empregado deve anunciar seu currículo em um site de empregos, mesmo se estiver satisfeito e não tiver a intenção de deixar a empresa atual.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Profissional que não tem intenção de deixar empresa deve anunciar currículo em site?

currículo em sites

"Trabalho nesta empresa faz dez anos e não tenho intenção de sair dela", um ouvinte escreve. "Mas sei que às vezes podem acontecer surpresas. Há três meses, um colega antigo de casa foi dispensado inesperadamente. E desde então, ele vem encontrando dificuldade para se recolocar, porque ele nunca atualizou o currículo e perdeu o contato com o mercado de trabalho. Gostaria de saber se seria falta de ética eu anunciar meu currículo em sites de empregos, apenas como garantia se algo inesperado ocorrer."

Bom, falta de ética não seria, porque você é livre para trocar de emprego. Mas, evidentemente, ao anunciar o seu currículo num site, você estaria afirmando que está disponível para mudar de emprego. Esses sites são abertos e podem ser consultados por qualquer empresa, incluindo a sua.

Se a sua argumentação, que para mim faz todo o sentido, fizer sentido também para seus superiores atuais, não haveria problemas. Mas eu creio que não fará tanto sentido assim para eles. Porque, se uma empresa se interessar por seu currículo e chamá-lo para uma entrevista, você iria ou não? Se for e receber uma proposta conveniente, você mudaria ou não? Tenho quase certeza de que suas respostas seriam "sim" e "sim". Logo, mesmo afirmando a seus superiores que a exposição de seu currículo em sites seria apenas preventiva, na verdade você estaria disposto a sair.

Agora, se você não quer mesmo sair, o mais recomendável é você reatar ou estreitar o contato com profissionais de outras empresas, e acionar esses contatos caso algo lhe aconteça no emprego atual. Foi isso que seu colega que perdeu o emprego deixou de fazer. E é por isso que ele está encontrando dificuldade para se recolocar.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: