2018-08-15

A experiência como empresário ajuda ou atrapalha no retorno ao mercado de trabalho? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/08/2018, com um ouvinte que era dono do seu próprio negócio, mas agora precisa voltar ao mercado de trabalho como empregado.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

A experiência como empresário ajuda ou atrapalha no retorno ao mercado de trabalho?

entrevista de emprego

Escreve um ouvinte: "Tive a minha própria empresa nos últimos sete anos, mas a crise me forçou a encerrá-la enquanto ainda era tempo. E agora estou retornando ao mercado de trabalho. Tenho um par de entrevistas agendadas, através de indicações de amigos. Mas a minha dúvida é se a minha experiência como empresário irá funcionar a meu favor ou contra?"

Tudo dependerá do que você responder quando a inevitável pergunta lhe for feita: "Como você se vê trabalhando como empregado, depois de sete anos como patrão?"

Para poder respondê-la satisfatoriamente, vamos imaginar que você ainda tenha sua empresa e que decidiu contratar um auxiliar. Apareceram vários candidatos, mas o melhor deles parece ser um rapaz que também foi dono de um pequeno negócio durante anos, mas agora resolveu fechá-lo e vir trabalhar com você, como empregado.

Quais seriam as suas dúvidas para contratá-lo ou não? Será que ele saberá acatar, sem reclamar, as ordens que estava acostumado a dar? Será que ele vai querer dar palpites sobre o modo como você conduz o seu negócio? Que coisas ele aprendeu enquanto tinha a empresa dele, e que agora poderão contribuir para com a sua?

Essas são as mesmas indagações que um recrutador lhe fará. E ele espera ouvir as mesmas respostas que fariam você, enquanto era dono, contratar com inteira confiança um empregado que também havia sido dono.

Max Gehringer, pra CBN.


Nenhum comentário: