2018-08-17

Fraudar o currículo nunca é uma boa estratégia - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/08/2018, com uma ouvinte que mentiu no currículo, foi contratada, e agora está angustiada.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Fraudar o currículo nunca é uma boa estratégia

mentindo no currículo

Uma ouvinte escreve: "Estou passando por um período angustiante. Comecei a trabalhar faz um mês, em uma empresa muito boa, depois de ser aprovada em um processo de seleção bem concorrido. Só que uma informação que eu coloquei em meu currículo não é verdadeira.

Eu não tenho curso superior completo, mas redigi o currículo de maneira a parecer que tenho. Agora não consigo parar de pensar em como posso resolver essa situação. Falo ou fico calada?"


Bom, o fato de você estar angustiada não deixa de ser positivo, porque outras pessoas, em situação igual, poderiam estar se sentindo espertas, por terem enganado o sistema.

Você tem então duas opções. A primeira é, voluntariamente, confessar à empresa que não concluiu o curso, mas já tomou providências para retomar os estudos de imediato.

Se você está sendo uma boa funcionária e tiver uma chefia compreensiva, pode ser que a sua manobra seja perdoada. Não é garantido, mas é possível. E na pior hipótese, você teria que pedir demissão.

A segunda opção também seria você voltar a estudar, mas sem dizer nada a ninguém e esperar que a empresa não descubra, antes de você terminar o curso.

O risco é alguém descobrir. E aí, muito provavelmente, você seria dispensada por justa causa e ficaria com um sério problema para conseguir outro bom emprego.

Em resumo: fraudar o currículo nunca é uma boa estratégia.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: