2018-08-21

O que fazer com o funcionário que pede aumento toda hora? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/08/2018, com uma ouvinte gestora que tem um subordinado que lhe pede aumento todos os dias.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

O que fazer com o funcionário que pede aumento toda hora?

pedindo aumento de salário

Escreve uma ouvinte: "Sou gestora de um setor e sempre dei abertura a meus subordinados para expôr pontos de vista, trazer sugestões e fazer reclamações. Esse estilo me criou problema com um subordinado, que quase todos os dias me pede aumento.

Já expliquei para ele, de todas as formas imagináveis, que não me será possível atender ao pedido dele. Mas ele sempre retorna, com um novo argumento, normalmente mais emocional do que profissional. O que mais me falta fazer para que ele entenda que 'não' é 'não'?"


Bom, se não existe uma alta rotatividade em seu setor, devido a baixo salários, vou presumir que esse não seja um problema. O que você tem é um subordinado que não consegue equilibrar o que ganha com o que gasta.

Se ele é um bom empregado, uma opção seria você tentar a transferência dele para outro setor da empresa, com algum reajuste.

E outra possibilidade é dar a ele uma série de objetivos que, se cumpridos dentro de um prazo determinado, poderão resultar em um aumento ou em um bônus. Mas aí você teria que oferecer a mesma coisa a todos os outros subordinados.

A penúltima opção seria sugerir que ele procurasse outro emprego, porque você já esgotou o seu repertório de recusas e não quer mais voltar ao assunto.

E a última seria dispensá-lo, para que ele possa, com a rescisão, conseguir um alívio nas finanças.

Se não existe a solução ideal, vale a que vai preservar a sua autoridade.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: