2018-08-20

'Devo informar em entrevistas que passei em um concurso público?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/08/2018, com um ouvinte que passou em um concurso público, não foi nomeado ainda, e está procurando emprego enquanto isso não acontece.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Devo informar em entrevistas que passei em um concurso público?'

entrevista de emprego

Escreve um ouvinte: "Terminei a faculdade e fui aprovado em um concurso público. Mas a minha nomeação deve demorar, no mínimo, seis meses, ou talvez mais. Como preciso trabalhar para me manter até ser nomeado, estou procurando emprego e tenho uma dúvida: devo informar, em entrevistas, a minha situação? Ou isso poderia impedir que eu fosse selecionado para uma vaga?"

Sim, poderia e irá impedir. Em processos seletivos para vagas iniciais, como a que você estará pleiteando, os recrutadores não estarão interessados em conciliar os interesses de um candidato com as demandas da empresa. Será contratado aquele que for mais interessante para o que a empresa necessita.

Portanto, se um candidato antecipar que talvez só fique meio ano no emprego, ele será descartado em favor de outro, que tenha disponibilidade integral.

Mas há dois outros motivos para você considerar. O primeiro é que a sua nomeação pode demorar mais do que você imagina, já que o país estará passando por um período de transição política.

E o segundo é que um emprego lhe permitirá comparar, na prática, as suas possibilidades de carreira. E, eventualmente, você poderá decidir que elas serão melhores na iniciativa privada do que no serviço público.

Considere então que você tem duas opções profissionais e que, em algum momento, irá optar pela que lhe for mais conveniente. Então, guarde o que você sabe para você, porque você ainda não sabe tudo o que precisará saber.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: