2018-08-22

Trabalhar em empresa com má reputação não significa concordar com condutas duvidosas - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/08/2018, com um ouvinte que não foi nem considerado para um emprego por ter trabalhado em uma empresa com má fama no mercado.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Trabalhar em empresa com má reputação não significa concordar com condutas duvidosas

mau ambiente de trabalho

Um ouvinte escreve: "Pedi para um amigo, que está bem empregado, me indicar para uma vaga na empresa em que ele trabalha. Ele fez isso, mas mencionou qual tinha sido o meu último emprego, e recebeu a informação de que essa empresa, em que trabalhei, tinha uma fama muito ruim no mercado. E por isso, eu não seria considerado. Isso não é ilegal?"

Vamos lá. A legislação determina que um candidato a emprego não pode ser discriminado por vários motivos. Os principais são gênero, raça, origem, religião, cor, idade, estado civil, orientação sexual e situação familiar.

Como práticas de discriminação têm ganho cada vez mais espaços na mídia e nas redes sociais, muitas empresas incluem, por conta própria, na lista oficial, outros fatores, como a aparência do candidato e a sua orientação política. Tudo isso para evitar uma possível acusação de prática discriminatória.

Mas, como você vê, ter trabalhado em uma empresa com má reputação não se enquadra em nenhum desses itens.

Sinceramente, eu não entendo a razão de você não ter tido sequer a possibilidade de ser entrevistado, já que o fato de alguém ter trabalhado em um lugar mal afamado, não significa ter compactuado com os motivos, sejam eles quais forem, que geraram essa imagem ruim.

De qualquer forma, essa política da empresa do seu amigo pode ser meio obtusa, mas não é ilegal.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: