2018-08-16

Em apresentação, seja natural em vez de tentar ser cômico - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/08/2018, com um ouvinte que precisa melhorar em suas apresentações.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Em apresentação, seja natural em vez de tentar ser cômico

apresentação empresarial

Um ouvinte escreve: "Aqui na empresa, existe uma reunião trimestral de resultados. E cada gestor faz uma apresentação de 15 minutos sobre o seu setor. Meu diretor me disse que o conteúdo das minhas apresentações tem sido bom, mas ele fez ressalvas à forma como apresento.

Segundo ele, sou meio travado e falo sempre no mesmo tom. E ele me sugeriu incluir algumas piadas em minha fala. Não é bem a minha praia, mas vou tentar. Você teria alguma sugestão?"


Sim. Vamos começar pelo óbvio. Se fora das reuniões, em situações informais, você não for reconhecido como um bom contador de piadas, não se arrisque a fazer isso em uma reunião formal, porque provocar o riso alheio é uma questão de talento, e não de esforço.

Há pessoas que são naturalmente boas para descrever situações divertidas. Para quem não tem esse dom, ou não domina essa arte, arriscar pode ter o efeito inverso. A plateia esfria, em vez de esquentar.

Mas há uma coisa que eu vi funcionar bem quando o apresentador não é um cômico nato: é assumir as próprias fraquezas.

Um gerente de uma empresa em que trabalhei, iniciou a apresentação dizendo que a pior coisa do mundo era ter que falar depois de alguém brilhante. E após um suspiro resignado, ele emendou: "Quem vier depois de mim, não terá esse problema." E a plateia, surpresa, riu e aplaudiu.

Então fica a dica para você também. Ser natural funciona melhor do que tentar ser cômico.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: