Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/08/2018, com um ouvinte que concluiu um doutorado e quer saber se pode adicionar o título de doutor em seu e-mail corporativo.
Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/==========================================================================
'Tenho doutorado. Posso adicionar o título de doutor ao meu e-mail corporativo?'
Um ouvinte escreve: "Trabalho em uma empresa bem grande e tenho um título de doutorado. Como essa formação me custou muitas horas de dedicação e um razoável investimento financeiro, pergunto se posso adicionar o título de doutor a meu e-mail corporativo?"
Bom, em muitos países, isso certamente seria normal. Nos Estados Unidos, por exemplo, a adição da sigla PhD ao nome de um profissional, não provoca nenhum tipo de insatisfação aos colegas de trabalho.
No Brasil, o título de doutor sempre acompanhou alguns profissionais específicos, como médicos, advogados e cientistas. Mas no mundinho corporativo, a coisa muda de figura.
Embora eu concorde com o seu merecimento, é bem provável que você seja acusado de ostentação ou coisa pior, se enviar um e-mail de trabalho com um "Doutor" atrelado a seu nome.
E como você trabalha em uma empresa bem grande, certamente há nela profissionais com mestrado, MBA e outras distinções. E muitos deles criticarão o seu atrevimento em seu auto-promover.
O que lhe sugiro é consultar a área de recursos humanos, que poderá decidir se é adequado que todos os funcionários com títulos passem a usá-los internamente.
Eu posso quase lhe garantir que a resposta será negativa. O seu doutorado é, de fato, uma conquista. Mas no Brasil corporativo, alardear algo que a maioria não tem, é interpretado como presunção, e não como exemplo.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário