2009-12-31

Filme: Encantada

Acabei de assistir o filme Encantada (ou Enchanted, no original), e tive que vir postar. Eu geralmente não comento filmes que vejo em casa, mas esta é uma honrada exceção.

filme encantada pôster cartaz
Ok, admito que boa parte da minha fascinação pessoal pelo filme se deve pela protagonista, a linda Amy Adams (que atuou nos já comentados aqui, Dúvida e Uma Noite no Museu 2). Ela é Giselle, uma linda moça que vive no reino distante e mágico de Andalásia. Ela acaba conhecendo o príncipe Edward (James Marsden, mais conhecido como Ciclope de X-Men), e então os dois, no meio de muita música, se apaixonam e marcam casamento para o dia seguinte.

filme encantada amy adams
Entretanto, a madrasta má (Susan Sarandon) quer impedir essa união, para não perder o trono de rainha. Por isso, disfarçada como velhinha (clássico), manda a princesa Giselle para o mundo real, em plena Nova York. É claro que depois o príncipe acaba indo também para o mundo real em seu resgate, bem como o seu escudeiro, que é apaixonado pela madrasta-rainha e a própria.

filme encantada príncipe e princesa
No mundo real, Giselle acaba sendo ajudada pelo advogado de divórcios e pai solteiro Robert (Patrick Dempsey), e a partir daí, o filme segue um roteiro mais tradicional de comédia romântica, com esses dois protagonistas se apaixonando, claro.

filme encantada encontro pizzaria
O começo do filme é todo em animação tradicional, em 2D, e marca a linha divisória entre o reino de Andalásia e o mundo real em Nova York, que é filmado com os atores em carne e osso.

O filme é todo permeado com homenagens aos clássicos contos de fada Disney, mas ao mesmo tempo fazendo graça com esses estereótipos. O contraste entre o conto de fadas e a realidade, na figura dos personagens que chegam ao mundo real, rendem os melhores momentos. A figura dos animais falantes, tão clássico nas animações Disney, rende ótimas tiradas no mundo real. E o que dizer da cena clássica chupada de Branca de Neve, com os animais ajudando a pobre mocinha? Agora, imagine esse tipo de coisa na realidade novaiorquina. Garantia de muitas risadas.

filme encantada desenho x filme
filme encantada desenho x filme
(Comparação de cenas de alguns clássicos Disney com cenas do filme.)

Sem dúvida nenhuma, o roteiro e a direção agradam, mas a estrela do filme é mesmo Amy Adams. Sua mocinha Giselle é apaixonante, e acima de tudo, rende muitas risadas com o "jeitinho princesa" no mundo real. E se, ao longo do caminho, o mundo real "invade" um pouco "a magia" da personagem, com certeza a magia da personagem se espalha por vários aspectos do mundo real.

filme encantada vestido de cortina
Incluindo principalmente, a visão de amor do reino mágico. Que não é tão distante assim do reino das comédias românticas. E que, se do lado de cá da telinha, nem sempre se mostra real (eu nunca vi, mas já me disseram que existe), do lado de lá da telinha é sempre delicioso de se ver.

Trailer:



Para saber mais: Crítica no Omelete.

6 comentários:

Ju ♥ disse...

eu quero assistir esse filme só por conta de uma paródia q eu vi, muito boa...

ah, e também por causa do Patrick Dempsey.

Ana P. disse...

Você poderia simplesmente ter falado "Dr. McDream está no filme", e eu já teria me convencido a assistir.

É.

Andarilho disse...

Sorry, o único hospital que eu vejo é o Princeton‑Plainsboro.

luciomar disse...

vc sabe me dizer qual o nome da versão classica do desenho, estou fazendo uma montagem de fotos e preciso de uma parte do desenho antigo, mas nao acho em nenhum lugar... achei a parte no youtube http://www.youtube.com/watch?v=63XSD_cRmhI&feature=grec_index é qse na parte q preciso uns 20seg. antes.... aguardo resposta...

Andarilho disse...

Desenho antigo? Não sei não.

Talles Braga disse...

é lindo demais!