2015-03-04

Aprenda a ser Chefe: Amigo chefe não é respeitado pelos subordinados - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/03/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", sobre como ficam as amizades depois de você se tornar chefe.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aprenda a ser Chefe: Amigo chefe não é respeitado pelos subordinados

chefe amigo

Você é o chefe amigo ou é o amigo chefe? São duas coisas bem diferentes.

Com alguns de seus subordinados, você sempre teve uma relação bastante próxima, fruto de anos e anos de convivência, desde antes de você se tornar chefe deles. Vocês saiam juntos para jantar e conversavam sobre aquelas banalidades que os colegas conversam, como fazer piadas sobre gerentes e diretores da empresa. Ao se tornar chefe, o que você deve fazer para manter a sua autoridade, mas sem perder amizades que já duram anos?

Simples. Você precisa ter uma conversa bem pessoal com esses seus colegas, um a um. Nessa conversa, não comece falando de banalidades, senão o respeito já vai para o ralo. Entre direto no assunto e explique a diferença entre um chefe amigo e um amigo chefe, que é a seguinte: ser chefe amigo é bom, ser amigo chefe não é. O chefe que é amigo respeita os subordinados. O amigo que é chefe não é respeitado por eles.

Você precisa deixar claro que quer continuar a ser amigo fora da empresa, mas que isso só irá acontecer se os amigos virem você, dentro da empresa, como chefe. Não porque você deixou de ser o que era, mas porque a empresa depositou em você a confiança para exercer um novo cargo. E se você for tratado como um amigo chefe, você perderá o cargo e seus colegas perderão um amigo.

Portanto, para o bem de todos, solicite a compreensão do subordinado amigo. Se ele não entender a situação, ele não merece ser subordinado. E se ele resolver deixar de ser o seu amigo, é porque ele não merecia a sua amizade. Amigos de verdade apoiam amigos. No fracasso e no sucesso.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: