2015-03-24

'Desempenho e resultado não são a mesma coisa?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/03/2015, com um ouvinte que ouviu em sua avaliação que teve bons resultados, mas com um desempenho ruim, e pergunta qual a diferença entre desempenho e resultado.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Desempenho e resultado não são a mesma coisa?'

avaliação de desempenho feedback

"Sou gerente de departamento em uma empresa", um ouvinte escreve. "Em minha avaliação, foi me dito que meus resultados estão ótimos, mas o meu desempenho não. O diretor que me avaliou usou como exemplo dois ou três casos pontuais de relacionamento com meus colegas gerentes, casos estes que eu até já tinha esquecido. Eu sempre imaginei que desempenho e resultado fossem a mesma coisa. Será que me enganei?"

Bom, para simplificar, vamos dizer que o resultado seja aonde você chegou e o desempenho seja como você chegou. Ou, mais especificamente, o que você fez para que outros também conseguissem bons resultados. E aí entram a sua colaboração para com os colegas, as sugestões que você oferece e a sua contribuição pessoal para o bom ambiente de trabalho.

Porém para que você não se sinta injustiçado pela avaliação feita, pense por um instante que você poderia ter tido um bom desempenho, mas sem mostrar os ótimos resultados que mostrou. Se você tivesse sido cooperativo, criativo, opinativo, mas com péssimos resultados numéricos, você ouviria de seu diretor que você é uma boa pessoa, mas precisa entender que o mais importante para a empresa são os resultados.

Portanto, entenda a primeira parte da avaliação como um elogio. E a parte do desempenho, como algo que precisava ser dito porque consta no manual de avaliação. Resumindo: enquanto seus resultados forem bons, você será perdoado por eventuais derrapadas no desempenho.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: