2015-03-18

Aprenda a ser Chefe: 'Não gosto de ser mandado' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/03/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", com o caso de um ouvinte que não gosta de receber ordens.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aprenda a ser Chefe: 'Não gosto de ser mandado'

chefe dando ordens

"Não gosto de ser mandado", um ouvinte escreve e relata uma série de empregos que perdeu em função dessa, digamos, rebeldia em aceitar ordens superiores. Creio que essa seja a mensagem ideal para encerrarmos o ciclo de comentários que fiz nas últimas semanas sobre aprender a ser chefe.

Os comentários tiveram três objetivos. O primeiro, de passar sugestões a quem não é chefe e pretende ser. O segundo, de ajudar a quem já é chefe a avaliar a maneira como está chefiando. E o terceiro, o de transmitir a quem não é chefe, e nem pretende ser, algumas dicas que possam ajudar no relacionamento com o chefe direto.

E aí, bom, aí o caso do nosso ouvinte fica meio perdido no vácuo. Se bem entendi, ele quer ser um subordinado sem chefe. Pela quantidade de empregos que ele diz ter perdido, posso deduzir que ele teve vários tipos de chefe, mas não se deu bem com nenhum deles. Porque todos eles faziam o que se espera que um chefe faça: distribua tarefas, cobre resultados e mantenha a disciplina.

Há duas soluções para o nosso ouvinte. Ou um tratamento psicológico para que ele entenda a razão de sua ojeriza em relação a ordens, ou uma experiência como empreendedor. Quem é dono do próprio negócio gosta de mandar, de tomar decisões, de se arriscar e de só dar satisfações a si mesmo.

Já quanto a empresas, ainda não conheci nenhuma que conseguisse sobreviver sem chefes. E nem chefes que conseguissem sobreviver sem saber dar ordens.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: